O que o filme Moana ensina pela Constelação Familiar
No filme Moana, o conceito sistêmico parte desde o início do filme quando ela desde pequena faz coisas diferentes do que a tribo dela costuma fazer, pois eles são dominados pelo medo de uma maldição pega-los, mas ela desde pequena é um ponto fora da curva, a do contra, a buscadora, a ovelha negra da família.
A princípio, ela tem o apoio de uma hierarquia sistêmica muito forte que é a avó dela, e ela dá todo o sentido para a Moana, pois não sabia o porque que aquele chamado vinha, mas em um determinado momento, ela quer ir e a avó dá todo o incentivo, contudo o pai não gosta muito dessa ideia e acaba não deixando.
Ela tinha o desejo de sair mas ficava na boa consciência, até que sua avó a incentiva a ir num lugar da ilha com ela para ver algo e acaba levando Moana a uma caverna que tem toda a história dela. Lá ela encontra muitos barcos que acabam revelando que eles iam colonizando ilhas. Moana consegue observar isso quando a avó dela a coloca naquela visão sistêmica, que mostra o que eles realmente faziam, e por conta disso ela tem esse desejo de sair.
Além do mais, existe uma maldição, um trauma. As pessoas que não conseguiram sair da ilha traumatizaram o sistema, com isso, ela vai mas encontra diversos desafios, o que não é diferente do que nós passamos. Ficar na boa consciência familiar é muito mais fácil e mais acolhedor.
Contudo, ela vai sozinha para o oceano, mas depois no meio do caminho tem um desenrolar na história, pois ela vai encontrando quem fez toda a maldição: Maui, o semideus. Eles se encontram justamente para refazerem o processo.
No final do filme, é o amor que acaba vencendo. Se ela não tivesse feito tudo isso, ela não teria acolhido essa história. Ela vai, mas acaba voltando e mostrando que tem um caminho diferente. A menina Moana é a quebra do padrão, é ela quem quebra toda essa maldição.
Por fim, todos que já colonizaram aquela ilha, saem de volta para colonizar outras ilhas também seguindo um tradição ancestral dela.
Em conclusão, um belo filme sobre consciência sistêmica familiar.
Deixe um comentário