Introdução a Constelação Familiar -1ª Lei Sistêmica

Introdução a Constelação Familiar -1ª Lei Sistêmica

O que nós vamos ver aqui é uma técnica terapêutica, desenvolvida por um alemão, chamado Bert Hellinger, ele foi padre, jesuíta e também participou da guerra. As grandes descobertas desse alemão, vieram das necessidades humanas, e isso ele chama de Leis do Amor, sendo três. Então, por meio deste texto, falaremos sobre a primeira lei. 

A primeira, é a Lei do pertencimento, todo mundo tem o direito a pertencer. Ela fala do julgamento, das pessoas que não incluímos na vida, e essas pessoas são: negros, homossexuais, ciganos, brancos, pretos, gordos, magros, abortados, suicidas, alcoólatras, viciados, etc. 

Lei do pertencimento, todo mundo tem o direito a pertencer

Tem uma parte do nosso cérebro que é natural dele fazer com que julguemos, que a gente bata o olho em alguém e julgue momentaneamente. Então na primeira lei nós falamos do pertencimento, da ordem, colocar ordem nessa questão de – Eu sou melhor ou sou pior do que ele. Ou porque que a pessoa trouxe essa questão e o que está por trás disso tudo. Aqui veremos o que está além do aparente, o que não vemos nos olhos.

Então nessa primeira lei, todo mundo tem que pertencer a algum clã e todo mundo aqui faz o que tiver que fazer para pertencer a algo, para pertencer ao seu sistema. Logo, se o seu pai quebrou uma empresa, seu avô também foi um falido, de repente existe uma força inconsciente em você que fala: “se meus pais não tiveram sucesso, quem sou eu para ter sucesso?”. E quando a pessoa estiver em um relacionamento (só que um relacionamento doloroso), não terá sucesso, porque ela não quer diferir desse grupo, porque se ela for diferente, é como se ela não pertencesse a eles. 

De uma maneira inconsciente, diversas pessoas (senão quase todas), já realizaram isso. É ficar perto de um grupo, mesmo que seja um grupo adoecido, mas você fica para não arriscar, porque na natureza acontecesse assim. Se tem um grupo de zebras na savana e todas estão doentes, elas são mais fortes do que uma zebra saudável fora do bando. 

Dessa forma, todo mundo tem um desejo arcaico de pertencer a algo ou algum clã. O julgamento é o principal vilão disso tudo.

Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato conosco.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *