O que é Constelação Sistêmica Familiar?
Bert Hellinger é o criador da Constelação Sistêmica Familiar, um alemão que aos 10 anos foi seminarista na igreja Católica, aos 17 foi a guerra e aos 20 virou padre. Como missionário foi à África do Sul, conviveu numa tribo zulu, voltou à Alemanha, estudou terapia gestalt e se tornou um psicanalista.
Ao longo da sua vida como psicanalista, Hellinger observou que as famílias repetiam padrões, e esses padrões vinham de gerações passadas que tinham passado por algo que as pessoas na atual geração acabam repetindo. Percebendo esses padrões, ele estabeleceu e escreveu as três grandes necessidades do seu humano.
Pertencer a um grupo ou pertencer a um clã, também chamado de primeira lei do amor sendo o pertencimento, todo mundo tem o direito de pertencer. A outra lei que ele chamou de equilíbrio de troca, é o equilíbrio entre o dar e receber das relações. Se você entrega demais para uma pessoa, você pode endivida-la e se você entrega menos, você também desequilibra essa relação, então, a segunda lei do amor é o equilíbrio de troca. A terceira lei do amor escrita por Bert Hellinger é a hierarquia, respeitar quem veio antes, também chamada de lei da ordem, que a partir de um tema que a pessoa traz para nós na constelação, nós vamos olhar o que está por detrás daquilo que nós também chamamos de além do aparente, algo que impede ela de avançar, que incomoda demais, que tira a pessoa do prumo, que faz ela perder a paciência, com isso, nós vamos começar a olhar o que está pelo campo morfogenético. Esse campo foi descrito por Robert Ardrey, que utiliza da física quântica para conseguir identificar os traumas que a nossa ancestralidade passou e fica registrado em uma frequência.
Na constelação, nós acessamos essa frequência que não tem ligação alguma com o espiritismo, tudo é baseado na ciência e na física, e a partir deste campo, nós acessamos as informações, e quem está facilitando, consegue identificar onde está a questão, onde está o problema que aquela pessoa trouxe e o que está por detrás, vem átona.
Portanto, toda constelação familiar ela rege por detrás das três necessidades descritas por Bert Hellinger: pertencimento, equilíbrio de troca e ordem.
Dúvidas? Entre em contato comigo.
Deixe um comentário