Constelação Familiar

A revelação dos distúrbios no sistema familiar
Entenda o que é e como funciona a Constelação Sistêmica Familiar

O que é Constelação Sistêmica Familiar?

Saiba quem foi Bert Hellinger e quais são as Leis do Amor

Bert Hellinger é um alemão, criador das Constelações Sistêmicas Familiares. Aos 10 anos foi seminarista da igreja católica, aos 17 anos foi à primeira guerra e aos 20 anos se tornou padre. Como missionário foi à África do Sul, conviveu numa tribo zulu, voltou para a Alemanha, estudou terapia Gestalt e se tornou psicoterapeuta.

Ao longo da sua carreira como psicoterapeuta, Hellinger observou que as famílias repetiam padrões que vinham de antepassados que tinham passado por alguma situação traumática e que as pessoas, na atual geração, repetiam estes mesmos padrões.

Percebendo estes padrões ele descreveu as 3 grandes necessidades do ser humano e as chamou de Leis do Amor.

As Leis do Amor de Hellinger:

  • Pertencimento: Existe um desejo arcaico, consciente e inconsciente, em todo ser humano de fazer parte de um grupo ou um clã. Todo tipo de exclusão e julgamento violam esta lei causando uma primeira desordem nessa hierarquia familiar.

  • Hierarquia/Ordem: A violação desta lei acontece quando a pessoa está fora de sua posição numa visão hierárquica. Seja numa empresa, dentro da família ou nos relacionamentos. É ocupar o lugar do outro; desejar ou tentar ser maior do que os próprios pais; querer ser o chefe do seu chefe no ambiente de trabalho.

  • Equilibrio de Troca: Nesta lei, Bert Hellinger observou que as relações precisam estar em equilíbrio para se ter harmonia. Se uma pessoa faz demais pela outra e não acontece uma reciprocidade nesta relação, acontece um endividamento, levando ao desequilíbrio desta relação. Seja ela entre casais, amizades, sociedades.

Calendário de Constelações Familiares

  • S.B.Campo - 30/03/2019
  • S.B.Campo - 04/05/2019
  • S.B.Campo - 22/06/2019
  • S.B.Campo - 20/07/2019
  • S.B.Campo - 21/09/2019
  • S.B.Campo - 19/10/2019
  • S.B.Campo - 23/11/2019
  • S.B.Campo - 07/12/2019

Como funciona uma Constelação Familiar?

Entenda como a Constelação Familiar se dá na prática
A partir de um tema que a pessoa trás para ser observado pela ótica da Constelação Familiar, conseguimos olhar o que está além do aparente daquele problema ou questão no cliente. Numa Constelação Familiar em Grupo são utilizados as pessoas que estão assistindo a constelação para ser representantes das pessoas envolvidas no problema do cliente. Através dos movimentos que estas pessoas fazem, o facilitador da constelação consegue identificar qual destas leis citadas acima estão sendo violadas de forma consciente ou inconsciente. Já na Constelação Familiar Individual o tema da pessoa é trabalhado com bonecos sendo os representantes.

Contos de Constelação Familiar

A Constelação Familiar na prática

Reproduzimos de uma maneira didática para vocês o que vivenciamos em nossas constelações. Todos os contos relatados aqui são Constelações Familiares que conduzimos em nosso espaço. Todas as histórias são reais.

Conheça o facilitador de Constelações Sistêmicas Familiares:
Everton Araújo - Especialista em Reprogramação Biológica® e Constelação Familiar

Everton Araújo

Especialista em Reprogramação Biológica® e Constelação Familiar
Everton Araújo, professor licenciado de Reprogramação Biológica® e facilitador em Constelações Sistêmicas Familiares. Everton tem 33 anos, é casado com Fernanda Ramos, pai orgulhoso da Clara e do Luca. Fisioterapeuta de formação, sua contribuição para o mundo é ajudar as pessoas a serem melhores do que elas estão no atual momento da vida, buscando uma vida próspera e livre.
Rolar para cima